11.2.14

Memórias de uma artista em intercâmbio na Suécia durante um ano e a volta ao Brasil!

Amigos queridos, colocando a vida em dia após essa experiência incrível de um ano vivendo, estudando, fazendo gravações, aprendendo e fazendo muitos shows de Música Brasileira na Suécia confesso que tenho muito pra contar e dividir. Eu cheguei de volta ao Brasil em 16 de agosto de 2013, já envolvida com os bastidores do show do Nelson Faria e Leila Pinheiro, com direção de Marcus Fernando, no Theatro Net Rio, em Copacabana. E que show foi aquele...uma aula e um prazer acompanhar tudo isso tão de perto!

Obrigada a todos por aquele dia muito emocionante! :) ! 



Mas antes disso tive experiências incríveis tais como:cantar no Brazilian Day 2013 em Estocolmo:


Ser contratada como professora de canto na Universidade em que eu também fui aluna-Örebro Universitet - (recebendo o meu primeiro salário como professora de canto fora do país) para orientar as cantoras suecas no curso de verão em Música Brasileira que ocorre todo ano e é muito bem conceituado em toda a Europa:








No vídeo "As Rosas não falam de Cartola" - com Nelson Faria, Rodolfo Cardoso, Gustavo Tavares e Bia Melo!






Fui convidada para cantar na Bielorrússia e tive o prazer de ser a primeira cantora brasileira na história do país a fazer show ao vivo de Música Brasileira com meus companheiros e amigos músicos de Estocolmo: Wesley, Vitor Celestino, Leo, Alexandre Silva, Guto Lucena (que não foi mas esteve muitas outras vezes junto!) com direito a entrevista pra televisão local e tudo!







E foram incríveis apresentações no famoso Bar Brasil de Estocolmo que relembro aqui com esta foto após o primeiro show que fizemos todos juntos...foi muito lindo e emocionante pra mim. Obrigada, galera!!! Guardo vocês no meu coração :)Levando a Música Brasileira pro mundo e sempre!


  







A linda música som ett andetag foi o meu primeiro desafio de cantar em sueco. E eu cantei essa música, gravada originalmente por Monica Zetterlund, muitas vezes aqui. Divido com vocês essa gravação de um concerto ao vivo na maior sala de concerto da Universidade!



Foram muitos os workshops em Música Brasileira para grupos de estudantes suecos! :) Na foto, uma aula de canto a brasileira pras cantoras suecas ;) 





E não só para cantoras suecas, mas francesas também :) Intissar, great singer from Paris, visiting Sweden and having singing lessons with this brazilian lady!!! :)





E também fui preparadora vocal para alunos suecos convidados a cantar música brasileira na cerimônia de formatura, da qual eu fui convidada a cantar junto! Foi emocionante... :)




Entrevista pra Rádio Campus da Universidade...você pode ouvir aqui:


 

Tive a honra de gravar projetos lindos aqui e com a orientação de grandes professores e mestres! A eles, a todos os músicos e técnicos que participaram dos trabalhos toda a minha gratidão e amor! Projetos realmente muito especiais que merecem posts individuais. :)E também do tradicional Kulturfestivalen em que participei com as canções do meu querido e ídolo Johnny Alf! Por ora, algumas fotos e soundclouds!


















A emoção indescritível de cantar no aniversário da jogadora Marta da seleção Brasileira que mora na Suécia há muitos anos! Nem nos meus melhores sonhos imaginei que isso pudesse acontecer... Tive a honra de cantar a canção que lançou a Leila Pinheiro, verde (Costa Netto e Eugênio Gudin) no tradicional Academic Festkonsert em que participam muitas outras universidades suecas! Foi lindo! :) 



Além dos tradicionais Brazilian Nights que acontecem por aqui e sempre com mais brasileiros a cada ano! 

Gravei com amigos queridos versões suecas de clássicos brasileiros! Em breve por aqui! :)




E cantei clássicos brasileiros a convite de amigos suecos e com uma banda toda de suecos como vocês podem ver aqui nessa ensemble orientada pelo mestre Nelson Faria! 



Cantei com pessoas realmente especiais...professora Kristina Balstedt, uma amiga querida pra vida toda!



Compus e gravei a minha própria composição como um exercício bem complexo de criação, execução, arranjo (o arranjo também é meu!, escrita e condução dos ensaios com os músicos! Foi muito bom e enriquecedor ter feito isso como profissional de Música!  









































Enfim, amigos...foram tantos e importantes momentos pra minha vida pessoal e profissional que é obviamente impossível expressar através desse post tudo o que vivi... mesmo com tanto material exposto entre videos, fotos e gravações...visitei muitos lugares, viajei muito, conheci muita gente e tanta diferente gente, fui muito feliz...MUITO! Acho que nunca tinha sido tão boa a vida assim...é inexplicável e indescritível :) 

Agradeço a todos que de uma forma ou de outra contribuíram diretamente ou indiretamente na minha vida pessoal e profissional. Ao chegar no Brasil, já tive muitos projetos e shows mas foi tudo tão corrido que eu não pude escrever contando pra vocês, mas em breve eu organizo tudo isso tão lindo pra mostrar...das coisas do Brasil. Atualmente, estou de volta na Suécia :) Pesquisando pra minha monografia que trata do sistema educacional sueco....

Duas entrevistas realizadas em diferentes escolas suecas só essa semana! E gravadas!!!  Produção a todo vapor pra monografia, cujo tema vai ser inédito no Brasil! Que legal...muito trabalho, muito esforço e essa monografia não seria possível de ser feita com esse tema sobre a Suécia se eu não tivesse voltado pra cá pra ficar só pesquisando isso como estou fazendo há dois meses já! Palavras de quem eu entrevistei na faculdade de Música daqui ontem! # rumo a formatura! E deixo com vocês algumas fotinhas dos lugares que visitei na minha primeira temporada aqui na minha amada Suécia!!! :) 

Muitos beijos a todos e até a próxima! ;)
















12 comentários:

André Grabois disse...

Sensacional, minha querida Bia!!! Quebrou tudo!!! Gostei muito das gravações, e da sua composição também! Obrigado pela inspiração. Vida longa e muita arte pra ti, cantora que canta com o coração!

Laura Carvalho disse...

Bia, querida! Sem palavras! Muito emocionada! Vc merece isso e muito mais! Que sua estrada seja repleta de flores sem espinhos! Vá, minha menina! Vá para o mundo encantá-lo com sua voz e nossas lindas canções! Bjs da produtora, Laura Carvalho!

Amandita disse...

Que emoção, titia!! Ver tanta coisa linda que te aconteceu nesse ano de entrega e estudo só aumenta meu respeito e admiração por vc! Sucesso!!!!

RUI DE CARVALHO disse...

Querida amiga. Muita bela sua trajetória e que experiência maravilhosa! Que você continue brilhando e encantando todo o mundo com o seu talento e sua musica. Bjs

Bia Melo disse...

Querido André Grabois, quase chorei de emoção com o seu carinhoso comentário aqui nas minhas memórias sobre a Suécia! :) Acho que nunca ninguém me descreveu tão bem... a cantora que canta com o coração...;) é exatamente assim que eu me sinto e sou!
Muito obrigada, meu amigo por esse acertado comentário! ;) Super beijo!!!

Bia Melo disse...

Laura Carvalho minha querida amiga, muito obrigada por essa mensagem carinhosa nas minhas memórias suecas! Você é demais!!! E eu te agradeço por todo esse carinho! Você mora no meu coração! Muitos beijos!!!

Bia Melo disse...

Amanda Rocha, você quer matar titia do coração, com essa declaração linda nas minhas memórias sobre a Suécia ??? :)))

"Que emoção, titia!! Ver tanta coisa linda que te aconteceu nesse ano de entrega e estudo só aumenta meu respeito e admiração por vc! Sucesso!!!!"

Amei, minha querida!!! Muitíssimo obrigada!!! Agora eu digo pra você: você é gigante no palco com todo esse vozeirão...muitos beijos e continue sempre!!! Titia te adora!!! ;) Conte comigo! Sempre!!! ;)

Bia Melo disse...

Querido amigo Rui de Carvalho, obrigada por sua mensagem carinhosa no meu blog sobre a Suécia! Eu fiquei muito feliz e te desejo muito sucesso também!!! :) Super abraço pra você e continue brilhando e encantando também!!! ;)

Lívia disse...

Parabéns Bia!!!!!! Muito sucesso sempre!!!!

Bia Melo disse...

Obrigada, querida Livia!!! Muitos beijos!!! :)

gerdaljpaula disse...


Cara Bia,
Só agora, findo o carnaval, pude ver, com calma, o belo "post", com direito ao bálsamo do seu canto. Meus parabéns pela feliz estada na Suécia e boa sorte à sua monografia. Pelo seu valor, você é merecedora disso tudo e muito mais que houver de bom na vida. Felicidades!
Bjs, Gerdal

Bia Melo disse...

Querido Gerdal, tudo o que você escreve é que é um bálsamo para a alma! Muito obrigada! Meus parabéns pelo seu belo trabalho! Fico feliz por ter conhecido você lá no BNDES! Eu realmente amei tudo o que você escreveu e nunca me esqueço! Divido aqui com tudo mundo então :) Beijos!!!

De 21/03/2013 por Gerdal de Paula: Bia Melo realça, em seu canto, a cor da palavra de Ferreira Gullar e Salgado Maranhão, nesta quinta, em show no Centro (grátis)! Prezados amigos,

Após meses na Suécia, em universidade local, aprimoramento o seu conhecimento da música, a carioca Bia Melo (foto abaixo) dá novamente o ar da graça em palco do Rio, como a atração da vez, neste 21 de março, às 19h, na série Quintas no BNDES, com entrada franca. De interesse profissional despertado para essa arte em fins do século passado, em São Cristóvão, quando estudante do Pedro II, ela, que cursou a Escola de Música Villa-Lobos e a UniRio, foi "crooner", em 2005 e 2006, da orquestra Cuba Libre (a convite do maestro Chiquinho Araújo), com a qual participou de importantes eventos, como a animação do concorrido réveillon na Velhacap. Sobre o show (flyer" abaixo) que apresentará, realçando em seu canto a cor da palavra de Ferreira Gullar e Salgado Maranhão, repasso abaixo o recado recebido do querido amigo, também poeta, Euclides Amaral.
Nos "links" ilustrativos do trabalho da Bia, ouvem-se: 1) "Lesões Corporais", de Gílson e Joran, sempre lembrados pelo sucesso de "Casinha Branca"; 2) "Corra e Olhe o Céu", de Cartola e Dalmo Castello; 3) "Mais Simples", de José Miguel Wisnik; 4) "Por Causa de Você", de Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran; 5) "Ausência de Amor", da própria cantora; 6) uma curiosidade: um momento pós-show, em Sampa, em que Bia ouve a voz da experiência de uma colega famosa, Cláudia, a mesma que protagonizou, nos anos 80, com grande sucesso nacional, o musical "Evita".
Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

Um abraço,

Gerdal

Meu site novo...cheio de novidades!

Confiram aqui:  http://biamelo.se Foto: tirada por Raquel - Rio de Janeiro, 31 de marco de  2018. Estudio Cia dos Técnicos - Copacabana...