27.12.14

Retrospectiva 2014! E viva o ano novo!!!

Amigos, o ano de 2014 foi de muitas alegrias, transformações e aprendizados. 

Eu finalmente me formei em Música na Unirio, após cinco anos de estudo intenso, muita luta (realmente não é fácil estudar Música no Brasil!) e garra! É claro que eu contei com a ajuda de muitos amigos ao longo desse caminho e agradeço a todos que de alguma forma puderam contribuir para que eu chegasse até aqui (tão feliz e realizada!), mas principalmente devo dizer que sem papai nessa minha história toda a minha formatura não teria sido possível mesmo!

Papai e mamãe que esse ano vieram me visitar aqui na Suécia...:)))) Família realmente é tudo e eu me sinto totalmente privilegiada por isso!





Para que quiser dar uma olhada na minha monografia que tratou sobre o Sistema Educacional na Suécia, aqui está o link: 


E orgulho muito grande ao saber que essa foi a primeira monografia do Brasil que tratou desse tema! 


:))))


Conheci pessoas do mundo inteiro esse ano de novo morando aqui na Suécia! Pessoas de culturas tão diferentes da minha, a cultura árabe, por exemplo. Conheci, estudei e trabalhei com pessoas de diferentes idades, diferentes experiências de vida, diferentes crenças. Descobri que em alguns lugares do mundo escutar música é pecado e proibido e chorei muito! Mas parei de chorar quando vi que as pessoas que me contavam sobre isso, ao contrário, sorriam. 

Refleti muito sobre tudo esse ano, fiquei em silêncio pra me escutar melhor. E me escutei. E chorei de novo quando eu não gostei do que vi em mim e parei de chorar quando eu consegui fazer diferente. 

Reencontrei velhos amigos, não consegui encontrar outros, fiz novos amigos!

Fiz shows novos aqui na Suécia! Sempre levando a nossa Música Brasileira pro mundo! 
O grande tesouro nacional, sem dúvida!


Vivenciei situações interessantíssimas quando uma adolescente muçulmana na escola em que trabalho atualmente foi perguntada se Deus era homem ou mulher e ela respondeu: é homem! E perguntamos de volta como é que você sabe e ela respondeu: é homem, eu sei...tá escrito...é homem! 
E então, nós professores, explicamos que nem ela e nem ninguém nunca tinha visto e portanto não se poderia dizer. 
Na cultura muçulmana, presente em muitas terras árabes, a superioridade masculina é um fato incontestável e escrito em livro. Cada homem pode se casar com até quatro mulheres e uma grande maioria dessas mulheres são subservientes aos seus maridos. Algumas são felizes. Outras não. Algumas fogem. Outras ficam. Ambas carregam suas dores. Poucas tiram aquele véu que usam...

No alcorão original, escrito em árabe, é colocado que mulher que mostra o cabelo por não usar o véu vai direto para o inferno, lá colocada por Deus ao ser puxada pelos cabelos! 
Nessas terras mais radicais a entrada de quaisquer outros livros ditos sagrados é barrada já no aeroporto e levados com os seus respectivos donos para a polícia! 

Dei aula de canto pra pessoas dessas outras terras que nunca tinham estudado música antes na vida e que quando me viram fazer outras pessoas cantar afinadamente me perguntaram como é que eu fazia aquela mágica, totalmente espantadas com o uso do piano a serviço da voz. 
Fiquei chapada com o mundo!

Entretanto, de uma coisa eu tive ainda mais certeza esse ano. E aqui está pra você, querido leitor, que chegou ao final desse meu longo discurso de final de ano: 



Um beijo a todos, muito amor e compreensão! Nos vemos em breve!

Bia Melo



2 comentários:

Amandita disse...

Cada experiência nova nos modifica um pouco, e isso é lindo. Um feliz 2015 pra você, titia licenciada e internacional! :*

Amandita

Bia Melo disse...

Hahahahaha...adorei!!! :) Obrigada, querida Amandita!!! Linda voz da titia licenciada e internacional...hahahaha...Muitos beijos e feliz ano novo pra voce tambem!!! :)

Meu site novo...cheio de novidades!

Confiram aqui:  http://biamelo.se Foto: tirada por Raquel - Rio de Janeiro, 31 de marco de  2018. Estudio Cia dos Técnicos - Copacabana...